Toda a gente tem uma opinião sobre como consolidar os créditos com responsabilidade, mesmo as pessoas que nunca falaram disso antes. Se falar com a sua mãe, o seu pai e até empregada, todos terão uma opinião. A questão é que só você tem conhecimento sobre os estado das suas finanças. Precisa olhar para a sua situação e decidir o que fazer para pagar todos os seus créditos de forma não ruinosa.

 

Como o posso fazer?

A primeira coisa que precisa fazer quando as suas finanças não estão de boa saúde é rever o orçamento. Não tem um? É seu primeiro problema. Precisa de um orçamento para fazer qualquer tipo de decisão responsável sobre suas finanças. O principal motivo em jogo é quanto pode pagar mensalmente. Se não sabe o quanto realmente pode pagar, pode tentar uma mensalidade que é muito grande e acabar em apuros.

Depois de saber o seu orçamento, precisa listar todos os seus créditos. Quanto é que paga de cada uma e quais as taxas de juro associadas. Se tem cartões de crédito é o pior que pode ter, as taxas de juros são altissímas. Estas taxas podem empurrá-lo ainda mais para o abismo.

 

Cartão de crédito como solução?

Pode, claro, usar um cartão para pagar todos seu créditos. No entanto apenas juntará todos os créditos num só.  É verdade que esta é a ideia básica de consolidação de crédito. Também precisa considerar se há forma de obter melhor taxas de juros. Para fazer isso, faça uma pesquisa sobre as ofertas no mercado. Caso tenha prestações em atraso então a tarefa de encontrar um solução é mais dificil. De todas as formas os empréstimos para crédito consolidado têm taxas de juros sempre inferiores a cartões de crédito. Certifique-se de que leu todos os termos e condições antes de assinar qualquer coisa.

Há um leque de oferta enorme com soluções interessantes de crédito consolidado. Mas depois esconderam nos termos e condições taxas extra. Leia cuidadosamente (ninguém espera que o faça porque tão poucas pessoas fazem) pode ter certeza de que sabe o que realmente irá pagar e não ter problemas.

Indo ao longo de todos estes números com cuidado é a maneira mais segura para certificar-se de que está está a consolidar as suas dividas de forma responsável.