Sente que as finanças do seu casamento já tiveram melhores dias? Muitas vezes se diz que problemas financeiros podem causar o fim de um romance. Será que existe alguma forma de resolver as divergências por causa do dinheiro? A dura realidade é esta: discussões sobre dinheiro podem matar um casamento. Encontrar uma forma de chegar a um entendimento sobre dinheiro pode ajudar a restaurar a harmonia. Aqui estão algumas estratégias simples para melhorar o seu relacionamento com o dinheiro e com o seu cônjuge.
Vê o dinheiro como uma ferramenta? Ou como uma arma? Muitas pessoas sentem emoções fortes quando se trata de dinheiro. É por isso que tantas pessoas discutem sobre como este deve ser usado. Pode ser complicado lidar com as finanças no casamento, em parte por causa de termos perspectivas diferentes sobre o dinheiro. Mudar essa abordagem pode assim tornar-se necessário.
• Ser estratégico - quando se trata de questões de dinheiro, pense no seu casamento como um negócio. Todos os negócios bem sucedidos têm um orçamento. Cada parceiro no negócio é responsável por manter seu orçamento corretamente. Tratar das finanças no casamento de forma profissional pode ajudá-los a aproveitarem ao máximo o dinheiro em conjunto.
• Partilhe- quando deu o nó, provavelmente não disse "o que é meu é meu, e o que é teu é teu". Em muitos casamentos, o parceiro que ganha mais dinheiro muitas vezes sente-se ressentido do cônjuge que ganha menos. A menos que tenha casado por dinheiro, precisa dividir recursos. O parceiro que tem menor contribuição no orçamento familiar certamente contribui em outros aspectos valiosos.
• Dívida sem vergonha - tentar envergonhar o cônjuge é um dos piores erros que pode cometer. Em vez de reclamar sobre a dívida, procure uma forma de resolver o problema. Acha que seu parceiro tem um problema? Ao invés de discutir, fale com um conselheiro financeiro ou obtenha ajuda de um conselheiro de casamento. Muitas vezes, é preciso a intervenção de um terceiro, imparcial.
Pessoas diferentes têm diferentes estilos de vida. Alguns gostam de gastar outros de poupar. Alguns são mais contidos outros gostam de ter o mais novo e o melhor de tudo. Se ainda não é casado, tente falar de dinheiro com seu parceiro. Se é casado e as finanças no casamento estão a causar problemas, encontrar uma forma de equilibrar hábitos é uma obrigação.
• Trabalho em equipa - trabalhar juntos para poupar dinheiro pode fazer milagres. Decidir sobre um objetivo comum e fazer uma estratégia para atingir a meta. Se quiser poupar para umas férias, comprar uma casa ou simplesmente ver um determinado número na sua conta poupança, ter um objetivo torna o trabalho em equipa mais fácil e divertido.
• Faça uma lista - faça uma lista de coisas que cada pessoa gostaria de gastar dinheiro. Lembre-se, cada um de vocês é um indivíduo, e como indivíduos, têm seus próprios desejos e sonhos.
• Filhos envolvidos - muitas vezes não aprendemos a gerir o nosso dinheiro enquanto crianças. Se tem filhos, trabalhar em conjunto com seu parceiro para ensinar hábitos de boa gestão pode ajudá-lo a superar os seu próprios hábitos menos perfeitos.